27/12/2012

Medo da Água - Bloop

                                             BLOOP
      O GRITO DE UM MONSTRO

  Quem já ouviu estórias sobre criaturas estranhas no fundo do mar ? Bem, isso assusta muita gente e não é a toa não, os oceanos oferecem 99% do espaço onde a vida pode se desenvolver na Terra e o oceano profundo, imerso na escuridão, ocupa 85% dos mares, formando um dos maiores e mais desconhecidos habitats do planeta. As estimativas atuais do número de espécies a serem descobertas variam entre dez e trinta milhões, e é por esse motivo que surgem várias lendas sobre esse mundo desconhecido e curioso. Hoje falaremos sobre o Bloop, os posts seguintes tratarão de outras estórias e/ou lendas sobre esse mundo inexplorado e misterioso. 


A Bloop é um de cerca de meia dúzia de sons inexplicáveis ​​que o NOAA (Administração Oceânica e Atmosférica Nacional)  pegou em seus mais de 20 anos ouvindo os ruídos do Pacífico. Enquanto alguns destes sons parecem ter explicações relativamente óbvias, alguns são realmente desconcertantes, e eles representam um dos grandes mistérios da ciência.

Durante o verão de 1997. foi detectado várias vezes pelo NOAA, um som subaquático extremamente poderoso à uma frequência ultra-baixa. O som. apelidado de Bloop, foi detectado em um ponto remoto no sudoeste do Oceano Pacífico e segundo os relatórias da NOAA, aumentou rapidamente na frequência durante cerca de um minuto e sua amplitude foi suficiente para ser ouvida em vários sensores a uma distância de mais de 5.000 quilômetros tornando-se um dos ruídos subaquáticos mais violento já registrado.

A NOAA já tem verificado com a Marinha e outros grupos para descartar fontes humanas neste e no resto dos casos, deve-se deixar claro que já foram descartados qualquer som conhecido pelo homem como de um submarino ou uma bomba, ou sons geológicos, como vulcões e terremotos. O perfil de som da Bloop se assemelha aos ruídos feitos por organismos vivos, o que aumenta ainda mais o mistério pois foi várias vezes mais alto que o som mais alto do mundo animal, o da baleia-azul que chega à 188 decibéis.

Criptozoologistas¹ têm especulado que a Bloop poderia ter vindo de um monstro marinhos com um tamanho colossal várias vezes maior do que a maior criatura viva conhecida. Outros sugeriram que ela poderia ter sido provocada por bolhas enormes provenientes de reações químicas no fundo do mar ou algo a ver com a interação das poderosas correntes oceânicas.
Porém é preciso lembrar que o perfil de som representou uma criatura viva. Outro fato muito curioso, é que a Bloop foi localizada ao sul do Oceano Pacífico que é o local da cidade perdida de R'lyeh, da obra Great Old One Cthlhu² de HP Lovecraft, que abrigava criaturas cósmicas que teriam vindo à Terra antes desta abrigar a vida.  No final a única coisa que nós ainda temos são estórias.
 
Na sequência estão cinco dos seis principais sons captados pelo NOAA, qua a agência considera oficialmente inexplicáveis.

gravado em 1997, proveniente de um ponto cerca de 1.500 quilômetros a oeste da costa sul do Chile. Ele era poderoso o suficiente para ser pego em sensores localizados até 3.000 quilômetros de distância, tornando-o um dos ruídos mais violentos já registrados

foi gravado em 1 de março de 1999. O som durou de quinze segundos, e nesse tempo ele foi pego por todos os sensores no Oceano Pacífico Equatorial. Sua origem é algo em torno de 1.500 milhas a oeste da costa sul do Peru.Sabemos muito pouco sobre Julia e ninguém tem ideia do que pode ser a causa do som.
foi registrado pela primeira vez em 19 de maio de 1997. Como curva ascendente, o som ainda pode ser ouvida várias vezes por ano.O som foi detectado cerca de 2.000 quilômetros a oeste do Peru, mas sua origem real é muito mais ao sul, e é possível que o som tem origem na Antártida. Seu perfil de som básico corresponde ao som de objetos esfregando em um evento de enorme atrito, como icebergs parto ou um movimento súbito glacial. Estas parecem ser as explicações mais prováveis ​​para a desaceleração, mas ainda não temos sido capazes de identificar todas as fontes específicas para esses ruídos, de modo que o mistério permanece.

assim chamado porque ele lembra o som de um trem distante. Este foi gravado em 5 de março de 1997, apesar de não saber exatamente onde o som veio. A explicação mais provável para este, de acordo com Christopher Fox, é o movimento das correntes oceânicas, como ele explicou em 2002: "movimento de fluidos geram vibrações, como um sopro de ar através de um clarinete".
“WHISTLE” -  foi gravado em 7 de julho de 1997. Este foi apenas apanhado por um único hidrofone localizado cerca de 1.700 quilômetros a oeste da Costa Rica, e a origem precisa do som é desconhecida. Não há atualmente nenhuma explicação para este som.

1. cripto = oculto, secreto e zoologia = estudo dos animais; 
é o estudo de espécies animais lendárias, mitológicas, hipotéticas ou avistadas por poucas pessoas. Inclui também o estudo de ocorrências de animais presumivelmente extintos. 
2. Cthulhu é uma entidade cósmica fictícia criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft em 1926 frequentemente citado pelas descrições exaltadas de sua aparência repugnante, seu tamanho gigantesco e o terror abjeto que evoca.

Nenhum comentário: