30/12/2012

Medo da Água - Nessie

       O MONSTRO DO LAGO NESS

Era uma vez, em um dia normal da idade média (565 d.C) que um missionário irlandês teria salvo um aluno do ataque de um monstro do lago, desde então mais de 10.000 aparições estão registrada na história do folclore escocês. 

A lenda é antiga, os rumores acerca dessa criatura existem há pelo menos 1595 anos. O primeiro encontro testemunhado por escrito aparece na obra literária Vida de São Columbano (também conhecido como Saint Columba um missionário irlandes que viveu entre 521 e 597 que se mudou para Escócia. O primeiro relato de avistamento oficial do monstro do Lago Ness é de 1880 e foi debaixo de água, testemunhado por um mergulhador profissional chamado Duncan MacDonald.
Em 19 de abril de 1934 surgiu a mais famosa fotografia de Nessie (conhecida como Surgeon's photo), tirada pelo cirurgião R.K. Wilson. A fotografia circulou pela imprensa mundial como prova absoluta da existência real do monstro. Mas em 1994 Marmaduke Wetherell confessou que falsificou a fotografia, e disse também que usou o nome do Dr. wilson como autor para dar mais credibilidade ao assunto.

"Em 25 de maio de 2007, Gordon Holmes, um técnico de laboratório de 55 anos de idade, filmou um vídeo que ele diz ser de uma "criatura preta, com cerca de 45 pés de comprimento, movendo-se rapidamente na água". O vídeo foi estudado por biólogos e sem dúvida trata-se realmente de uma filmagem de um animal não indentificado, no qual as características fisicas são mesmo parecidas com as de um plesiossauro, portanto, ainda assim não é considerado uma prova de sua existência. Diz-se que o vídeo está "entre as mais brilhantes aparições do monstro já feitas". A BBC da Escócia transmitiu o vídeo em 29 de maio de 2007." (Wikipédia)

Desde então vários relatos foram aparecendo, os horários variam muito, houve rumores de que existiam pelo menos dois monstros do lago Ness, o primeiro pode ser visto de janeiro a junho e o segundo de julho adiante, o que deixa a história mais realista é que nas épocas de estiagem os relatos de aparições aumentaram chegando a mais de 40 somadas em julho, agosto e setembro, entre 1933, 1934, 1966, 1996 os relatos aumentaram cerca de 60%

Mas diante de tantos fatos, será que o Nessie é só mais um mito?

O lago Ness tem ligação com o mar e ocupa uma área de cerca de 56,4 Km² e profundidade máxima de 226 metros, além disso não se tem muita visibilidade na água por causa ao teor de turfa dos solos circundantes, o lago foi modelado pelos glaciares da última era glacial.
Pensa-se que o monstro do Lago Ness possa ser uma forma adaptada do Plesiossauro,
um animal que habitou os mares terrestres a aproximadamente 70 milhões de anos atrás, eles eram répteis aquáticos de grandes dimensões, com um pescoço grande em relação à cabeça, que se deslocavam com a ajuda de enormes membros em forma de barbatana, são muitas as semelhanças com os relatos de Nessie, o que levou alguns criptozoólogos a defender que o monstro do Lago Ness é um plesiossaruo que, de alguma forma, sobreviveu à extinção de sua espécia no fim do Cretácico e teve o corpo adaptado as condições climáticas já que os plesiossauros eram eram adaptados ao calor e o Lago Ness enfrenta temperaturas baixíssimas.

ALGUNS AVISTAMENTOS DO MONSTRO

Observador: D Mackenzie 
Horário: 1200 
Data: outubro 1871 
Movimento: lenta, em seguida, afastou-se a uma velocidade 
Descrição: Log como, em seguida, até que virou barco

Observador: Alexander Macdonald 
Horário: De manhã cedo 
Data: 1888 
Movimento: 
Descrição: Ele chamou de salamandra-like. 

Observador: Sra. Cumming e D McGillvray 
Horário: 0930 
Data: agosto 1929 
Movimento: Imóvel, afundou com um respingo 
Descrição: tamanho da corcunda do corpo do cavalo 

Observador: Sra. J Simpson 
Horário: 0900 
Data: 22 de outubro de 1933 
Movimento: Mergulhada 
Descrição: Impressão de duas nadadeiras 

Observador: Miss N Simpson 
Horário: 0900 
Data: 20 de novembro de 1933 
Movimento: Imóvel, afundou, lavagem em forma de V 
Descrição: Uma corcova baixa e uma corcova de pequeno porte, 30 pés geral 

Observador: RJ Sr. Scott e deputado Evan Strang 
Tempo: 0945 
Data: 30 de julho de 1934 
Movimento: Movendo-se lentamente, submerso, re-apareceu, submerso. 

Observador: Norman Schofield 
Horário: 0805 
Data: 07 agosto de 1967 
fóssil de um Plesiossauro fêmea
Movimento: pequeno objeto submerso, re-apareceu com corcova grande, submersa 
Descrição: única corcunda, 10 pés triangulares, em geral 20-30 pés 

Observador: Adam e Mark Sutherland, Peter Gillies e Pedro Rhind 
Horário: 0500 
Data: 17 de junho de 1998 
Movimento: Surgiu, submersa 
Descrição: objeto grande com cauda longa 
Observador: George Edwards 
Horário: 0900 
Data: Novembro 2011 
Movimento: Surgiu 
Descrição: corcunda movimento lento 
 

Nenhum comentário: