01/05/2012

Da ficção para a Realidade


INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Você sabe o que é IA?
Inteligência Artificial (IA) é um ramo da ciência da computação que se propõe a elaborar dispositivos que simulem a capacidade humana de raciocinar, perceber, tomar decisões e resolver problemas, enfim, a capacidade de ser inteligente.
Hoje em dia, são várias as aplicações na vida real da Inteligência Artificial: jogos, programas de computador, aplicativos de segurança para sistemas informacionais, robótica (robôs auxiliares), dispositivos para reconhecimentos de escrita a mão e reconhecimento de voz, programas de diagnósticos médicos e muito mais.
Na ficção Inteligência Artifical está presente em livros, desenhos animados e filmes. Um autor de grande destaque nesta área é o russo Isaac Asimov, autor de histórias de sucesso como O Homem Bicentenário e Eu, Robô.


Inteligência Artificial

Mas vamos direto ao assunto...
Não sei se é do seu interesse, mas é do meu então vou escrever mesmo assim:
Estava dando umas voltas na net e descobri um site super da hora de IA em que você conversa com um robozinho meio que inteligente chamado ED (da sigla Energia e Desenvolvimento), é como se você conversasse com alguém real (até mais emocionante ) tirando a parte de se sentir meio solitário é muito bom, até porque o ED fala em português. Ele foi criado pela Insite para a Petrobras para falar sobre a preservação de energia e tals utilizando técnicas de inteligência artificial aperfeiçoando o software InBot.


Para conversar com o Robô ED acesse: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php
AQUI EM BAIXO TEM UMA CONVERSA COM ELE:
Robô Ed:
Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?

Você:
Sou contra tudo isso que está aí

Robô Ed:
Estou aqui sim…

Você:
eu sou contra tudo isso que está por aí

Robô Ed:
Sou contra o desperdício.

Você:
eu sou contra tudo

Robô Ed:
Se você acha, é porque é!

Você:
sou mesmo

Robô Ed:
É mesmo? Eu sabia!

Você:
como você sabia?

Robô Ed:
Eu sei porque estudo muito. Gosto muito de ler e de estudar.

Você:
você é espião?

Robô Ed:
Histórias de espionagem e contra espionagem sempre aparecem em filmes de ficção.

Você:
você me espiona?

Robô Ed:
O que quer saber de mim?

Você:
remexe na minha vida?

Robô Ed:
Quero saber tudo sobre sua vida, fale mais.

Você:
pelo jeito sabe mais do que devia

Robô Ed:
Dizem que brasileiro é mestre em dar um jeitinho, mas não é assim que as coisas funcionam.

Você:
por que você é enxerido?

Robô Ed:
Ué, sou um tipo normalzinho. Talvez um pouco mais atrapalhado do que a média, mas sem exagero.

Você:
intrometido!!!

Robô Ed:
Não sou intrometido!

Você:
é sim

Robô Ed:
Imagine, quem disse isso??

Você:
disse que já sabia minhas opiniões sem nem me conhecer

Robô Ed:
Te conhecer seria legal. Então me fale um pouco mais da sua vida!

Você:
eu gosto de relaxar

Robô Ed:
Para mim, um bom relax é dar umas estiradas nos braços e no pescoço.

Você:
quando eu ligo o computador, a tevê não quero saber de coisas difíceis nem saber de notícia ruim

Robô Ed:
Da história da computação, sei algumas coisinhas (além da diferença entre software e hardware). Começou em 1943 com o Colossus!

Robô Ed:
Não? Se eu fosse você, gostaria de saber mesmo!

Você:
eu não

Robô Ed:
Não mesmo?

Você:
por isso não assisto o telejornal

Robô Ed:
Telejornal é uma das poucas coisas que assisto na tv!

Você:
é só desgraça




conversa retirada do site GUACIARA.COM

Nenhum comentário: